Home > Metais alcalinos-terrosos > Estrôncio          

Estrôncio

Para acessar o desenho artístico do elemento estrôncio, clique aqui.

38
87,62
1.380
768
2,6
2

Sr
Estrôncio

Amostra de estrôncio.
Amostra de estrôncio.

Descoberto por Willian Cruikshank em 1787, o estrôncio foi isolado pela primeira vez em 1808 por Sir Humphrey Davy, ao submeter uma mistura úmida de cloreto de estrôncio e óxido de mercúrio a eletrólise, com emprego de um catodo de mercúrio.

Estrôncio é um elemento químico, de símbolo Sr, pertencente à família dos metais alcalino-terrosos, do grupo IIa da tabela periódica. É um metal branco-prateado, maleável, dúctil, bom condutor de eletricidade. Apresenta diversos isótopos, dos quais os de massa 84, 86, 87 e 88 são estáveis e o de massa 90 é radioativo, formado nas explosões atômicas.

Quando exposto ao ar, o estrôncio oxida rapidamente. No ar aquecido, queima emitindo uma luz brilhante e forma o oxido e o nitreto. Reage com a água, produzindo hidróxido e liberando hidrogênio. É menos básico que o bário e mais do que o cálcio. A solubilidade de seus sais é também intermediária entre a dos sais do bário e cálcio. Seus principais compostos são o monóxido, SrO; O hidróxido, Sr(OH)2; o cloreto, SrCl2; o clorato, Sr(ClO3)2; o sulfeto, SrS; o carboneto, SrC2 e o carbonato, SrCO3.

O metal é obtido pela eletrólise do cloreto fundido, ou pela redução do óxido de alumínio. Não é produzido comercialmente em grande quantidades, pois ocorre em pequenas concentrações. Os principais minérios de estrôncio são o sulfato SrSO4 (celestita) e o carbonato SrSO3 (estroncianita). O hidróxido de estrôncio é usado para refinação de açúcar e o nitrato, na produção de fogos de artifício coloridos de vermelho. Os compostos de estrôncio têm escassa aplicação técnica, pois podem ser substituídos pelos os de bário e cálcio, muito mais econômicos.

 

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site  

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.