Home > Metais de transição > Tungstênio          

Tungstênio

Para acessar o desenho artístico do elemento tungstênio, clique aqui.

74
183,85
5.930
3.410
19,3
6,5,4,3,2

W
Tungstênio

Amostra de tungstênio.

Amostra de tungstênio.

Empregado comercialmente pela primeira vez na fabricação de filamentos de lâmpadas elétricas, o tungstênio foi utilizado em diversas aplicações elétricas e eletrônicas.

Tungstênio, elemento químico de símbolo W, é um metal de transição do grupo VIb da tabela periódica, pertencente à família do cromo e do molibdênio. Foi isolado pela primeira vez em 1783 pelos espanhóis Juan José e Fausto de Elhuyar. Depois anos antes, o químico sueco Carl Wilhelm Scheele havia descoberto o ácido túngstico num mineral hoje conhecido como scheelita, e Torbern Bergman concluíra que um novo metal podia ser preparado a partir daquele ácido. Na Alemanha e em outros países da Europa adota-se o nome volfrâmio para designar o elemento.

Estima-se que o tungstênio esteja presente na crosta terrestre na proporção de 1,5 parte por milhão ou 1,5 grama por tonelada de rocha. O elemento é tão abundante quanto o estanho e o molibdênio. O tungstênio natural é uma mistura de cinco isótopos: O mais abundante dos quais é o W 184, seguido do W 186 e do W 182.

Da coloração entre o branco niquelado e o cinzentado à temperatura ambiente, o tungstênio é o metal de ponto de fusão mais alto, de mais alta resistência a forças de deformação acima dos 1.650º C e menor coeficiente de dilatação. Mediante tratamentos mecânicos a altas temperaturas, torna-se maleável e pode ser reduzido a fios metálicos muito finos.

Seu mais importante composto é o carbureto de tungstênio (WC), usado na fabricação de ferramentas de corte e como abrasivo. O tungstênio é largamente empregado na produção de certos tipos de aço, mas também encontra aplicação na indústria aeroespacial. Os dois minerais de tungstênio economicamente importantes são a volframita e a scheelita.

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site  

 

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.